Batatas assadas com salmão defumado.

  12 Batatas doce pequenas bem assadas ou 08 batatas grandes
02 colheres de azeite
02 colheres de manteiga
300 gramas de samão defumado
01 colher de sopa de suco de limão siciliano
01 xícara de iogurte natural
01 colher de sopa de alcaparras escorridas e picadas
02 colheres de sopa de endro fresco picados
Sal e pimenta do reino moída na hora
Raminhos de endro para decorar
.Preparo: Pré-aqueça o forno a 200 graus. Esfregue as batatas com uma bucha culinária em água corrente, seque-as pincele com a metade do azeite e um pouco de sal cada uma delas, coloque em assadeira e asse por 02 horas aproximadamente ou até estarem bem assadas, virando para dourar igual.
Tire as batatas do forno corte as ao meio no sentido comprimento. Retire parte da polpa deixando uma parte maior junto a casca, ( use a parte da polpa que retirou prepare bolinhos de peixe ou um saboroso purê que servira como cobertura de torta), Corte cada pedaço das batatas novamente ao meio no sentido comprimento e com a polpa virada para cima, coloque em uma assadeira limpa.
Derreta a manteiga com o azeite acrescente a pimenta do reino e sal a gosto, pincele as batatas com essa mistura e leve ao forno por 15 minutos em forno médio, ou até ficarem crocantes.
Enquanto isto, corte o salmão defumado em tiras finas e pequenas, derrame o suco de limão sobre elas. Em uma tigela, misture o iogurte, as alcaparras, o endro,e o salmão.
Deixe as batatas esfriarem bem, em seguida cubra cada pedaço com a mistura do salmão e iogurte, decore com raminhos de endro sirva como entrada.

Texto de Luzia Couto. Direitos Autorais Reservados a autora. Proibida a cópia, colagem, reprodução de qualquer espécie ou divulgação de qualquer natureza, do todo ou parte dele sem autorização prévia e expressa da autora. Os Direitos estão assegurados nas Leis brasileiras e internacionais de proteção à propriedade intelectual e o desrespeito estará sujeito à aplicação das sanções penais cabíveis.